Surgimento do Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Quando, em 1947, um grupo de médicos idealistas fundou a Faculdade de Medicina do Ceará, a qual foi instalada oficialmente em primeiro de março de 1948, tendo como seu primeiro diretor o professor Saraiva Leão, catedrático da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, já havendo sido publicado no Diário Oficial da União o decreto 24.796, de 13 de abril de 1948, que concedia autorização para o funcionamento do curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Ceará, tornava-se necessária a formação da Congregação para reconhecimento pelo Conselho Nacional de Educação. Esta era constituída pelos professores das cadeiras que compunham as quatro primeiras séries e cuja composição vale a pena ser relembrada:

1ª série

Clínica Otorrinolaringológica: Ocelo Pinheiro
Clínica Propedêutica Cirúrgica: Newton Gonçalves
Clínica Médica: Alber Vasconcelos

Para ver a composição completa do Curso de Medicina até 1960 clique aqui.

Como se vê, a estrutura inicial da Faculdade de Medicina  não era constituída por departamentos, e sim por cátedras. A estrutura departamental se iniciaria a partir da reforma do regimento interno da Faculdade em 1957 para que a Faculdade pudesse se adequar às normas da Universidade Federal do Ceará, à qual havia se incorporado em 1955.

No que toca ao atual Departamento de Fisiologia e Farmacologia, ele foi constituído inicialmente pelas disciplinas:

Fisiologia (duas cadeiras: Fisiologia VegetativaFisiologia Nervosa, ambas sob a regência do professor Francisco Aluísio Pinheiro)
(Veja algumas imagens do Professor Aluísio Pinheiro)

Física Biológica com o professor Rafael Codes y Sandoval

Química Fisiológica com o professor João Ramos Pereira da Costa

Farmacologia com o professor Paulino Pinto de Barros.

O professor João Ramos foi escolhido como primeiro chefe do departamento e os professores acima citados eram catedráticos e fundadores da Faculdade de Medicina.

Professor Aluísio Pinheiro

Professor João Ramos

Outros professores também contribuíram para a construção do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Em 1949, o professor Fernando José Maximus de Codes foi contratado como assistente de Física Biológica e, em 1955, o professor Leão Humberto Montezuma Santiago foi contratado como assistente da cadeira de Farmacologia.

Ainda em 1955, o professor João Monteiro Gondim foi contratado para assistente da cadeira de Bioquímica Fisiológica. O professor Gondim havia se formado no ano anterior (1954) na segunda turma de médicos formados no Ceará e, em 1957, o professor Raimundo Pereira de Mesquita (Mesquitinha), formado na terceira turma (1955), era contratado como assistente da cadeira de Física Biológica.

Em 1960, mais três ex-alunos ingressam no Departamento: José dos Santos SerraEvaldo Martins Leite, da turma de 1955, ambos como assistentes do professor Aluísio Pinheiro e, ainda, a professora Berenice de Souza Carneiro, da turma de 1958, como instrutora de Ensino Superior para a cadeira de Química Fisiológica. A professora Berenice foi, portanto, a primeira mulher com função docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, embora seu vínculo tenha se encerrado em 1964.

Professor João Gondim

Professor José Serra